Academia Corporativa Lucia Torres

Sim, há uma grande transformação acontecendo no mundo do trabalho. As empresas estão se reestruturando para obter eficiência, e recrutando por habilidades, e não por potencial. As competências digitais são cada vez mais fundamentais para a empregabilidade dos trabalhadores.

Um artigo publicado no Fórum Econômico Mundial divulgou as 5 principais tendências que moldam o novo mundo do trabalho. Confira abaixo 

 1 – Reestruturação de empresas para eficiência – Mudanças nas estruturas da indústria e interrupções nos modelos de negócios estão encorajando as empresas a se reestruturarem para obter relevância e competitividade. Independente do mercado, setor e abordagem, a busca pela eficiência nas empresas prioriza a retenção e contratação de colaboradores com habilidades e competências que contribuam diretamente para o resultado final.

 2. Mudança para contratação baseada em habilidades – Diante da necessidade de entregar resultados de curto a médio prazo, as empresas estão contratando cada vez mais por competências respaldadas pela experiência, e menos por potencial, isso levou a um declínio no recrutamento de graduados. Muitos empregadores estão eliminando diplomas de seus critérios de contratação em favor da avaliação de habilidades.

 3. A mobilidade do talento – A guerra global por talentos qualificados gerou enormes oportunidades para alguns trabalhadores mudarem de emprego. A normalização do trabalho remoto acelerada pela pandemia do COVID-19 e alimentada por tecnologias digitais, tornou possível que os principais talentos deixassem os empregos formais para estar em vários empregos ao mesmo tempo.

 4. A ascensão do “trabalho” e o declínio do “emprego” – A ascensão das empresas de plataforma mudou fundamentalmente as regras de emprego. Empresas como a Uber criaram oportunidades de trabalho para cerca de 5 milhões de motoristas em todo o mundo sem assinar um único contrato de trabalho ao motorista.

 5. A importância central das competências digitais – A transformação digital das indústrias trouxe grandes mudanças no mundo do trabalho. Organizações em todos os setores, desde agronegócio, finanças e manufatura até mídia, estão evoluindo para empresas de tecnologia. As habilidades de empregabilidade serão cada vez mais centradas no uso das tecnologias digitais no trabalho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *